My Photo
Name:
Location: Santo André, SP, Brazil

"... i've got your letter, you've got my song..."

Wednesday, October 04, 2006

Vozes Femininas

Essa lista surgiu a partir de um desejo de fazer um cd com as músicas mais legais cantadas por mulheres.
E como é difícil escolher. Principalmente porque se deixa de fora muita coisa boa (Madonna, Maria Rita, Portishead, Yeah Yeah Yeahs!, Le Tigre, Rita Ribeiro, Marisa Monte, Goldfrapp, Wonkavision...). Mas enfim, saiu o rol. Com muitas dúvidas e a única certeza de que posso me arrepender amargamente por ter feito injustiças:

1) Cat Power "Metal Heart"
2) Massive Attack "Teardrop"
3) The Go! Team "Ladyflash"
4) Ludov "Esquece E Vai Sorrir"
5) Distillers "The Hunger"
6) Bidê Ou Balde "Soninho"
7) Puppini Sisters "I Will Survive"
8) Tracy Bonham "Mother Mother"
9) Pato Fu "E O Vento Levou"
10) Dresden Dolls "Coin-Operated Boy"
11) Maybees "Erika"
12) Nelly Furtado "I'm Like A Bird"
13) Breeders "Cannonball"
14) Catatonia "Dead From The Waist Down"
15) Imogen Heap "Oh Me Oh My"
16) Sonic Youth "Bull In The Heather"
17) Pixies "Gigantic"
18) Bjork "It's Oh So Quiet"
19) Alanis Morissette "Forgiven"
20) Elis Regina "Canto De Ossanha"

***

Por quê "Metal Heart", da Cat Power? O disco que comporta essa música é o Moon Pix, de 1998, que é o único cd que tenho dela e que tem outros momentos inspirados ("No Sense", "Colors & The Kids", "Say"...). É um álbum triste? É, não vou mentir. Mas acima de tudo é um álbum belo e com melodias marcantes e não maçantes. No entanto, a faixa número 5, em especial, me deixa em estado catártico, simplesmente por essa frase e pela forma emocionante em que a Chan Marshall a canta: "...I once was lost but now I'm found / was blind but now I see you...". De suspirar segurando o choro, com dificuldade. Como se a alma fosse convocada para cantar.

***

Alguém se anima a fazer a sua lista ou pelo menos citar nomes relativos ao post por aqui? Fiquem à vontade.

5 Comments:

Blogger Joyeux said...

eu acho isso de lista uma coisa assim um tanto relativa, sabe?
hahaha!

10:12 AM  
Blogger Maria Renata said...

adoro a temática listas! falar o que? eu participo da top 5 no orkut e criar a comunidade do rob fleming, então... viva as listas!

8:39 PM  
Blogger Iara said...

A minha paixão por Cat Power é conhecida, eu acho. Teardrop é uma música linda tbm. Regina Spektor é uma outra moça da qual eu gosto muito. Mazzy Star é liiindo tbm. Ixi, me deu vontade de fazer lista tbm (:

8:40 PM  
Blogger Joyeux said...

é verdade, na minha entra Mazzy Star!
Na minha entra:
Mazzy Star,
Edith Piaf,
Coralie Clement,
Françoise Hardy,
Cibbo Matto,
Camera Obscura,
Emile Simon,
Linda Perry,
Amanda Palmer,
Marisa Monte,
Etta James...
Er... Tá vendo por que diabos eu não faço uma lista?

7:42 AM  
Blogger Joyeux said...

cibo matto, com um B só.

7:42 AM  

Post a Comment

<< Home